quinta-feira, 8 de abril de 2010

Para deixar sua casa com a sua cara

Dicas Revista Casa e Jardim,é bacana dá pra fazer, já faço algumas delas...

1-Pense nos seus hábitos, em seus hobbies e em tudo o que causa bem-estar em você antes de decorar sua casa.Dê espaço ao que realmente tem valor em sua vida.Esqueça as soluções prontas importadas: antes de adotar uma cozinha americana, perceba se ela segue o seu estilo de vida.
2-Resgate as memórias de família sem transformar sua casa em um museu, claro. A casa precisa contar sua história com objetos de viagem, fotos e livros. Exponha as boas crônicas da sua vida.
3-Se você mora em um espaço pequeno, invista em um ambiente com menos móveis. Muita informação visual sobrecarrega o cérebro humano e não o deixa descansar. A sensação de amplitude é necessária ao relaxamento, segundo as pesquisas.
4-Natureza é essencial ao bem-estar. Plantas, fontes,pedras e madeiras, nos remetem a origens. Inconscientemente sentimos estabilidade. A explicação é antropológica : a floresta representa um lugar confiável a espécie humana.
5 -Aromas, sons,texturas e simplicidade são bem- vindos pois se tornam atraentes aos nossos sentidos. Além disso, estimulam a permanência e fazem os visitantes se sentirem bem.
Casa sem esses elementos corre o risco de ser um lugar estático, sem vida.
6-Não siga a moda das vitrines de loja. Quanto mais consciente você estiver de quem é, mais o seu espaço terá personalidade. A casa serve para nos lembrarmos de quem somos, diz o filósofo Alain de Botton, em seu livro "A arquitetura da felicidade".
7- Renove sua moradia sempre,para mantê-la viva e adequada a sua rotina. Pesquisas das Universidades de Bergen(na Noruega) e de Gutemburgo(na Suécia) apontam a capacidade de fazer mudanças estruturais em um imóvel é essencial para se sentir realmente dono da casa. Isso ajuda a criar um elo emocional com o espaço.
8- Sua casa precisa ser bem diferente do local de trabalho, senão possibilita pouco descanso. Lâmpadas precisam seguir tanto um desing diferente quanto ter faixas de luz amareladas que relaxam a mente.Até mesmo o home office deve ter essa autencidade.
9- Deixe a luz natural entrar. Se onde você mora é impossivel seguir essa dica, pelo menos tenha lâmpadas que sejam (ou simulem) a luminosidade do dia. A luz interfere diretamente no bom humor dos habitantes.
10- Reaproveite o que puder na decoração. Exercite a criatividade e repagine a casa gastando pouco. Garimpe em brechós e perca tempo renovando e descobrindo novos.(Ah.. faço bastante...)

Cuiabá., quinta-feira 08/04/10

Um comentário: